BMW

BMW M3 (E30)

FICHA TÉCNICA

Motor: 4 cilindros em linha de 2.302cc (S14)
Distribuição: DOHC 4 válvulas/cilindro
Alimentação: Injeção Bosch ML-Motronic
Potência: 197 hp / 6.750 rpm
Torque: 240 Nm / 4.750 rpm
Transmissão: Manual de 5 velocidades (dog-leg)
Suspensão dianteira: MacPherson
Suspensão traseira: Braço semi-arrastado
Peso seco: 1.165 kg
Aceleração: 0-100 km/h em 6,7 segundos
Velocidade máxima: 235 km/h
Período de produção: 1986-1991 
Ano do exemplar: 1987
Produção: ~12.000 unidades
FBF desde: 1999

HISTÓRIA

A BMW M3 foi originalmente desenvolvida visando a homologação de um carro para competir no Campeonato Alemão de Carros de Turismo (DTM), ou seja, o carro foi inicialmente projetado para as corridas e então “adaptado” para o uso nas ruas. Seu sucesso se estendeu para fora das pistas, conquistando além de diversas vitórias em campeonatos mundiais, europeus e alemães, onde travou rivalidade com a Mercedes 190E. Fora delas, conquistou o mercado e sua produção superou em mais de 3x o necessário para a homologação.

O projeto partiu da versão de 2 portas da Serie 3, mas ao final apenas 3 peças externas se mantiveram: o capô, as portas e o teto. Para acomodar uma bitola maior e rodas mais largas, a carroceria foi alargada, assim como os para-lamas dianteiros; para melhorar a aerodinâmica foi adicionado um aerofólio na tampa traseira, que por sua vez era diferente de uma Serie 3 comum, e até a coluna C foi redimensionada.

Houve também mudanças significativas na suspensão, como braços de alumínio, fixação da anti-roll bar dianteira diretamente nos amortecedores, mais ângulo de caster, molas e amortecedores mais rígidos, uma anti- roll bar mais rígida atrás, dentre outras tecnicidades. Seu motor S14 foi desenvolvido a partir de um bloco de ferro de 4 cilindros aliado a um cabeçote derivado do motor utilizado na BMW M1.